CENTRO DE TECNOLOGIA EM DUTOS

23/05/2011 14:00

Centro tecnológico destinado ao desenvolvimento na área de dutos, o CTDUT foi inaugurado em 2006 em decorrência de uma parceria entre Petrobras, Transpetro e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) privada, sem fins lucrativos, aberta à ulitilização por qualquer Empresa ou Instituição, o surgimento do CTDUT ampliou a capacidade experimental do parque tecnológico brasileiro e atendeu à demanda do setor de dutos por instalações aptas para a realização de demonstrações práticas, testes em escala real, qualificação técnica e estrutura tecnológica e laboratorial para pesquisa e desenvolvimento (P&D) de inovações tecnológicas.

Contando com recursos do Fundo Setorial de Petróleo e Gás (CTPetro), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Financiadora de estudos e projetos (FINEP) e da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Centro tem, entre seus associados, empresas, universidades, instituições de ensino e pesquisa e organizações representativas da indústria como o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o Instituto Nacional de Tecnologia (INT).

 

Localização estratégica –

 O CTDUT está localizado no estado do Rio de Janeiro, em Campos Elíseos, bairro do 2º distrito de Duque de Caxias, perto da Transpetro, da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC) – hoje a mais completa e complexa refinaria do sistema Petrobras –, e de outras empresas petroquímicas. www.ctdut.org.br/