ebaH!

09/05/2011 14:33

 ebaH! – A rede social para compartilhamento de conteúdo universitário

O que você faria se tivesse esquecido aquelas moedinhas para tirar xerox do material de estudo de seu colega? Dois universitários paulistas passaram por esse problema e criaram o ebaH! Eu Compartilho , rede social brasileira voltada para o público acadêmico.

O ebaH! foi criado em 2006, e tinha como principal intuito a economia do dinheiro das fotocópias. Primeiro, ela foi divulgada internamente na USP – Universidade de São Paulo – onde a dupla de estudantes se graduava. Após ter aceitação quase unânime da universidade, o projeto começou a ganhar novas dimensões e hoje é referência nacional.

O ebaH! sustenta-se através do compartilhamento de informações e arquivos entre estudantes e professores de graduação e pós-graduação. O conteúdo é disponibilizado através de uploads feitos pelos próprios alunos e educadores, e os downloads são liberados de forma livre. Aliás, o motivo para não ter tido aceitação total na USP já foi resolvido – O site conta com o selo do DMCA, sistema norte-americano que garante a segurança total dos usuários através de ferrementas eficientes para exclusão de material que viole direitos autorais.

Além do conteúdo universitário livre, o ebaH! possui comunidades para que, em um mesmo espaço, estejam reunidas pessoas de um mesmo círculo profissional. Estas podem ser referentes a instituições de ensino, a determinados tipos de graduação ou ao debate específico de um assunto.

Desta forma, o estudo acadêmico fica facilitado para os usuários da rede, que já ultrapassa a marca de 700 mil navegantes no Brasil. A Bahia é o quarto estado com maior número de acessos, atrás apenas de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Então fica esta preciosa dica para todos os estudantes de universidade, seja lá qual for o tipo de aluno – aqueles que querem referências para os seus trabalhos e novos materiais de estudo, ou para aqueles que pretendem colocar no porquinho alguns centavos a mais todo dia.

O site é gratuito bastar se cadastrar  para começar a  compartilhar conhecimento!