Professor José Abrantes

21/05/2011 07:37

JOSÉ ABRANTES 

Biografia
José Abrantes, nascido em 7 de fevereiro de 1951, é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Professor Titular e Pesquisador do Centro Universitário Augusto Motta – UNISUAM, Bonsucesso, Rio de Janeiro e tem a seguinte formação acadêmica:

  • Engenharia Mecânica (UERJ);
  • Licenciatura em Desenho (UCAM);
  • Pós-Graduação Lato Sensu em Docência do Ensino Superior (ISEP);
  • Mestrado Acadêmico em Tecnologia – M.Sc. (CEFET/RJ);
  • Doutorado em Engenharia de Produção – D.Sc. (COPPE/UFRJ) e Pós-Doutorado na área de Educação pela Faculdade de Engenharia Agrícola da UNICAMP (FEAGRI/UNICAMP).

Além de experiência na área de engenharia de projetos e manutenção, é Autor de vários livros, dentre os quais se destaca “O Programa 8S” para o combate aos desperdícios em empresas e instituições. Na UERJ e UNISUAM, leciona nos cursos de Engenharia e Administração as seguintes disciplinas: Administração de Materiais, Desenho Técnico, Gestão da Qualidade, Melhoria de Processos de Produção, Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicada e Elaboração de Monografias (TCC). Também é Professor e orientador no curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local da UNISUAM, lecionando Empreendedorismo e Cooperativismo.

 

Veja algumas de suas grandes obras

 

  

O Autor Informa
contato abrantes@ime.uerj.br