GESTÃO DE PRODUÇÃO E LOGÍSTICA NA PRODUÇÃO DE PETRÓLEO E SISTEMAS MARÍTIMOS DE PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

19/11/2015 23:47

Gestão de Produção e Logística na Produção de Petróleo e 
Sistemas Marítimos de Produção de Petróleo

Os avanços tecnológicos e desafios das engenharias de petróleo e submarina em dois lançamentos da Elsevier que reforçam a bibliografia na área

Os combustíveis fósseis (petróleo, gás natural e carvão) correspondem a 80% do consumo energético mundial e a produção, portanto, é estratégica para todos os países, com perspectivas profissionais promissoras. Visando a formação e atualização na área, a Editora Elsevier acaba de lançar dois livros: Gestão de Produção e Logística na Produção de Petróleo: Fundamentos, Metodologia e Modelos Quantitativos, dos professores Virgílio José Martins Ferreira Filho, da Coppe/UFRJ, e Silvio Hamacher, da PUC-Rio; e Sistemas Marítimos de Produção de Petróleo: Processos, Tecnologias e Equipamentos Offshore, de Yong Bai, presidente da Offshore Pipelines & Risers Inc., e Quiang Bai, professor e pesquisador em engenharia submarina.

 

Gestão de operações e logística na produção de petróleo: fundamentos, metodologia e modelos quantitativos

 

Traz técnicas de pesquisa operacional e de matemática aplicada a problemas de gestão e de logística e serve de base para cursos de Engenharia de Produção ou Industrial, Administração de Empresas e Economia. Trata também de temas específicos à produção e à gestão nas empresas petrolíferas, além do assunto meio ambiente. O livro é fruto da experiência de 15 anos do autor ministrando disciplinas de Gestão de Operações e de Produção de Petróleo e do desenvolvimento de modelos matemáticos de tomada de decisões para temas práticos e demandados pelas companhias petrolíferas.

O contexto da indústria do petróleo, as características principais da indústria e seus principais agentes; as etapas de exploração e produção, bem como o ciclo de vida de um projeto são detalhados na obra. Além disso, inclui uma revisão dos principais elementos de gestão de operações, estudos sobre suprimentos, gestão da demanda, localização de instalações, gestão dos estoques e processo de distribuição, assim como as aplicações na produção de petróleo, os principais setores do segmento de exploração e a sequência dos processos e do próprio fluxo do petróleo: exploração de petróleo e gás natural, construção de poços, gerenciamento dos reservatórios, elevação e escoamento, processamento primário nas instalações de produção e transporte e armazenamento.

 

Sistemas marítimos de produção de petróleo: processos, tecnologias e equipamentos offshore

 

Escrito para quem deseja se tornar engenheiro submarino e tem dificuldades em encontrar bibliografia na área, o livro mostra como esta engenharia é de extrema importância para oprojeto, análise, construção, instalação e gerenciamento de poços submarinos, árvores de natal e de peças como jumpers, PLETs, PLEMs, entre outras. A obra é baseada na experiência de 30 anos dos autores em planejar, analisar e instalar estruturas offshores. O leitor vai conhecer as dificuldades que envolvem a perfuração de poços em águas profundas, assim como os problemas conjunturais que insistem em desafiar os engenheiros (condições climáticas, correntes marítimas, segurança de equipamentos e acessibilidade dos poços). Ao mesmo tempo, será orientado sobre os processos, as tecnologias e os equipamentos mais importantes das estruturas offshore mais recentes. A publicação aborda ainda pontos sobre construção, instalação, materiais, inspeção, soldagens, reparos, análises de risco e soluções de projetos aplicáveis.

 

Serviço:

Gestão de Operações e Logística na Produção de Petróleo: Fundamentos, Metodologia e Modelos Quantitativos

Editora: Elsevier

Formato: 17 x 24 cm

Páginas: 520

Preço: R$ 139,90

Clique aqui e cadastre-se para ler e baixar trechos do livro

 

OS AUTORES:

Virgílio José Martins Ferreira Filho é professor de Engenharia de Produção e de Engenharia de Petróleo da COPPE/ UFRJ. Membro do comitê científico e diretor 2o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, foi diretor de capítulos da Revista da Society of Petroleum Engineers - Seção Brasil. É um dos autores do livro Gestão de Estoques - Otimizando a Logística e a Cadeia de Suprimentos.

Silvio Hamacher atuou como analista de pesquisa operacional da Petrobras e é professor da PUC-Rio. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Programação Linear, Não-Linear, Mista e Dinâmica. É membro dos comitês científico e fiscal da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional.