CURSO DE EXTENSÃO

FLUIDOS DE PERFURAÇÃO PRÉ-SAL (EMULSÃO INVERSA) 20H/A

 

OBJETIVOS DO CURSO

 

Capacitar o profissional para confecção/preparação, tratamento, manutenção e principalmente ajustes, ajustes na razão óleo/água e tipos de fluido. Sendo o cenário de aplicação deste tipo de fluido perfuração em Zonas de Sal (Pré-Sal), Folhelhos Problemáticos e cenários não bem atendidos por outros tipos de fluido.

 

DO PÚBLICO ALVO DO CURSO

 

Engenheiros, Arquitetos, Engenheiros de Petróleo, Engenheiros químicos, Químicos, Químicos de petróleo, técnicos e demais profissionais graduados, graduandos e Técnicos interessados na área de Petróleo e Gás.

 

EMENTA DO CURSO

 

Definições, características principais, principais cenários, componentes básicos, preparo do fluido, Propriedades do fluido, tratamento e manutenção, tipos de fluido, composição e fabricação do fluido.

 

METODOLOGIA

 

Base Teórica: Exposição e discussão da base conceitual (estrutura epistêmica).

Base Prática: Execução de exercício e procedimentos para confecção de deste tipo de fluido em volume de sonda de perfuração (estrutura praxiológica).

Base Crítica: análise e avaliação crítica de bibliografia, estudos e artigos e demandas das mais variadas formas de informação (estrutura crítica conforme modelo Kantiano)

 

PROFESSOR COM RENOMADA EXPERIÊNCIA NA ÁREA DE PETRÓLEO

 

D.Sc. João Luiz B. Ribeiro – Doutor em Engenharia nuclear – Técnicas nucleares de medidas aplicadas à indústria do petróleo COPPE/UFRJ, Mestre em Física Nuclear Aplicada a área Petrolífera (Interação Rocha-Fluido) COPPE/UFRJ, Graduado em Engenharia de Produção Ênfase em Química Industrial UERJ, Pesquisador Associado ao LNLS (Laboratório Nacional de Luz Síncrotron) e LIN (Laboratório de Instrumentação Nuclear), Dez anos de experiência trabalhando com interação rocha-fluido no CENPES Centro de Pesquisas da Petrobras, professor em Engenharia de Petróleo em diversas Universidades de renome nacional.

 

BIBLIOGRAFIA

 

MACHADO, J.V. Reologia e escoamento de fluidos: ênfase na indústria do petróleo. Rio de Janeiro: Interciência:PETROBRÁS,2002

 

THOMAS, J. E. Fundamentos da Engenharia do Petróleo.Rio de Janeiro,Interciência:PETROBRAS, 2002.

 

DUARTE R. G. Avaliação da interação folhelho-fluido de perfuração para estudos de estabilidade de poços. Dissertação de mestrado.PUC,Rio de Janeiro, 2004

 

SCHAFFEL,S.B. A Questão ambiental na etapa da perfuração de poços marítimos de óleo e gás no Brasil. Tese de mestrado Coppe/UFRJ.Rio de Janeiro, 2002.